Ali, a repórter do Globo Universidade Lizandra Trindade acompanha alunos do curso de Tecnologia da Construção de Edifícios. O professor José Antonio Bourscheid explica a ela a diferença entre o aprendizado deste profissional e o de um engenheiro civil. “O tecnólogo tem formação mais específica e prática e suas funções estão relacionadas ao gerenciamento de uma obra em tarefas como controle da qualidade de materiais e de serviços e planejamento orçamentário. Já o engenheiro tem uma formação mais científica e teórica e é capaz de realizar projetos para diversos tipos de empreendimento, não só prédios”, explica.
Além da sala de aula, os alunos do IF-SC visitam canteiros, empresas e participam de atividades dentro dos laboratórios da instituição. Em uma fábrica de blocos de concreto, por exemplo, eles acompanham todas as etapas de produção do produto, os diferentes tipos e usos e o que garante a qualidade do material. Para gerenciar pessoas e serviços, os estudantes também colocam a mão na massa e aprendem a assentar tijolos, a realizar plantas baixas, hidráulicas ou elétricas e a organizar todas as etapas que compõe a construção de um edifício. “Uma obra é um conjunto de atividades que devem ser bem planejadas, pois muitas vezes acontecem ao mesmo tempo”, ensina o professor Alexandre de Lima de Oliveira, para quem o bom gestor realiza projetos detalhados, com prazos bem definidos, desde a fundação até a entrega da obra.
O Globo Universidade leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico brasileiro. O programa é exibido aos sábados, às 7h, na Rede Globo; às 13h30, no Canal Futura; e às 15h30, na Globo News. No Futura, é possível assisti-lo mais duas vezes: nas quartas-feiras às 15h10 e nas quintas-feiras, às 3h. As edições também estão disponíveis na íntegra no site. www.globouniversidade.com.br
0 comentários:
Postar um comentário