As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 estão abertas até o próximo dia 10, com provas nos dias 22 e 23 de outubro. A nota obtida no Exame é indispensável para os interessados em ingressar nos cursos superiores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) em 2012, que utilizará exclusivamente o Enem 2011 como processo seletivo. Serão ofertados os cursos de Licenciatura em Química (40 vagas) e Informática (40 vagas).
O pró-reitor de Ensino do Ifap, professor Harim Revorêdo de Macêdo, alerta os estudantes interessados em disputar as vagas no Instituto para a necessidade de se inscreverem no Enem. "Quem quiser ingressar num dos cursos superiores do Ifap deve ficar atento aos prazos do Enem. As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, através do Portal do MEC, o www.mec.gov.br. Qualquer pessoa interessada pode fazer a prova, desde que tenha concluído o ensino médio ou queira obter o certificado de conclusão do ensino médio".
Certificação - o candidato que estiver fazendo a inscrição para obter a certificação de conclusão no ensino médio precisa indicar em qual estado e instituição pretende se certificar. Neste caso, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da prova do Enem. No Amapá, as instituições credenciadas para fazer a certificação são o Ifap (campi Macapá e Laranjal do Jari) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Inscrição - a taxa de inscrição no Enem 2011, de R$ 35, deve ser paga até 13 de junho, no Banco do Brasil. Estão isentos os estudantes matriculados e cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. Também pode pedir a isenção o estudante integrante de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, adverte sobre a importância de o estudante prestar informações verdadeiras e exatas no ato da inscrição, para não correr o risco de tê-la cancelada. Ao acessar a página de inscrição, o estudante deve informar os números do CPF e do documento de identidade. Em seguida, dados pessoais são resgatados do banco de dados da Receita Federal. Se houver informação incorreta, o candidato deve pedir a alteração à Receita. Dados como telefone e e-mail são opcionais, mas serão necessários em caso de perda da senha de acompanhamento.
Mais informações no Portal do MEC (www.mec.gov.br).
Fonte: Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
(96) 3223-5510